O QUE FAZER:

BTT
Pedalar por trilhos perdidos, calçadas romanas e medievais, passar por riachos e ribeiras e descobrir um território surpreendente.

PASSEIOS A CAVALO
A empresa Caballos Marvão organiza passeios a cavalo pelas paisagens espectaculares de Marvão, combinando o prazer de uma experiência diferente com os efeitos terapêuticos que esta actividade proporciona.

PASSEIOS DE CARRO
São inúmeras as estradas nacionais e municipais que percorrem o concelho de Marvão e o Parque Natural da Serra de São Mamede.

PERCURSOS PEDESTRES
São vários os percursos disponíveis no concelho de Marvão certificados pela rede NATURAL.PT e que podem ser encontrados no site oficial em http://natural.pt/portal/pt/AreaProtegida/LigacoesPercurso/9 ou ainda na página do Município de Marvão em http://www.cm-marvao.pt/pt/visitas-guiadas-e-animacao/percursos-pedestres

PASSEIOS PEDESTRES DENTRO DE MARVÃO
Passeie pelo centro histórico da vila de Marvão, pelas suas ruas típicas e descubra as instalações dos antigos Paços do Concelho, o Pelourinho, o Castelo e o Museu Municipal.

PISCINAS MUNICIPAIS
Na Portagem fica situado o complexo de piscinas municipais. Lado a lado encontramos a piscina descoberta de água tratada e a piscina fluvial em pleno Rio Sever. Em Santo António das Areias encontramos as piscinas cobertas. Todas elas se situam aproximadamente a 5km da nossa Casa.

CENTRO DE LAZER DA PORTAGEM
Junto às piscinas e ao Rio Sever o centro de lazer da Portagem oferece um espaço com aparelhos de manutenção, parque infantil, um espaço polidesportivo, diversas áreas de sombra com bancos e mesas e esplanadas que convidam a um final de tarde tranquilo e relaxante. Aí se localizam também a Ponte Quinhentista e a Torre da Portagem.

 

O QUE VISITAR:

Casa da Cultura (Câmara Velha) e Arquivo Histórico Municipal
A Câmara Velha foi o edifício dos Paços do Concelho, desde a sua construção, no reinado de D. Manuel (séc. XV/XVI), até 1956, ano em que se inauguraram as actuais instalações camarárias. Podemos compaginar a datação estilística do edifício com a pedra de armas manuelina e com a atribuição do foral em 1512.

Castelo
O Castelo de Marvão foi uma fortificação estratégica de detenção, orientada para a fronteira, de que dista uns escassos 13 Km. Constituiu também um eficaz lugar de refúgio e um extraordinário ponto de observação e vigilância, já que dominava claramente a segunda via mais importante de penetração dos exércitos do país vizinho, a partir de Valência de Alcântara, numa vasta zona do Alto Alentejo que vai de Badajoz ao rio Tejo. A sua inserção estratégica é clara: faz parte da primeira linha de detenção, pós Tratado de Alcanizes, que vai, no actual Distrito de Portalegre, de Montalvão a Elvas.

Moinho da Cova
O Centro de Interpretação Cultural e Ambiental do Moinho da Cova como o próprio nome indica está instalado num antigo moinho de água junto à Praia fluvial do rio Sever, na povoação da Portagem no concelho de Marvão.

Museu Municipal
Área de exposição: 520 m 2. A Igreja de Santa Maria, há muito fechada ao culto, e em avançado estado de ruína, foi recuperada para a instalação do Museu Municipal de Marvão.
No dia 7 de Novembro de 1987 abriram-se, pela primeira vez, aos visitantes as portas do Museu, tornando-se realidade uma velha aspiração das populações deste concelho, que, oferecendo ou cedendo peças, em muito contribuíram para tornar possível este projecto.

Cidade Romana de Ammaia 
A Cidade de Ammaia é sem dúvida o mais importante vestígio da sua época existente na região do norte alentejano. Localizada em São Salvador de Aramenha, a sua área é constituída pela Quinta do Deão e pela Tapada da Aramenha, numa área aproximada de 25 ha. Para visitar existe o Museu com um vasto e rico espólio e as Ruínas da Cidade Romana.

 

MONUMENTOS DE INTERESSE MUNICIPAL

Fortificação
Pelourinho
Chafurdão
Choça
Menir
Anta
Fornos de Cal
Cruzeiro Manuelino
Cidade Romana de Ammaia
Igreja do Calvário
Convento N. Sra. Da Estrela
Igreja do Espírito Sto.
Igreja de Sta. Maria
Igreja de S. Tiago

 

E DESCUBRA AINDA…

O artesanato
A gastronomia
As feiras, romarias e os mercados locais
A proximidade com Espanha

 
 

Theme by HermesThemes

Copyright © 2013 Casa da Árvore. All Rights Reserved